• Você conhece a alfarroba?

    Fizemos esse post com tudo que você precisa saber sobre a alfarroba: o que é, como usá-la e, claro, selecionamos produtos excelentes para você começar a usá-la agora mesmo!

    O que é Alfarroba?

    alfarrobaNaturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos, razão porque tem se tornado crescente e importante alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Contém altos níveis de carboidratos (75.92%), (6.34% proteínas) e baixo nível de gordura saturada (1.99%)[8].

    Você pode comer as vagens in natura, quando estão frescas ou secas. As pessoas que adicionam alfarroba à sua dieta veem benefícios como a perda de peso e a diminuição dos problemas do estômago.

    No Brasil, você pode encontrá-la em pó, xarope ou em barras, prontas para o consumo.

     

    De onde vem?

    alfarrobeiraA alfarrobeira, ou Ceratonia siliqua, tem frutos que se parecem com uma vagem de ervilha marrom escuro, que transporta polpa e sementes.

    Os gregos antigos foram os primeiros a cultivar alfarrobeiras, mas agora elas são cultivadas em todo o mundo, da Índia à Austrália. Suas vagens medem de 15 a 30 centímetros de comprimento e cerca de 3 centímetros de largura.

     

    Quais os usos da alfarroba?

    Na Culinária

    Mesmo com restrições alimentares, como intolerância a glúten e lactose ou optou por ser vegano, você pode desfrutar dos seus deleites favoritos como bolos, fudge, shakes e brownies substituindo o cacau em uma proporção de 1 para 1!

    Ela é uma ótima alternativa porque tem:

    • Muita fibra
    • Antioxidantes
    • Baixas quantidades de gordura e açúcar
    • Não possui cafeína
    • Não possui glúten

    Como a alfarroba é naturalmente doce, pode ajudar a satisfazer seus desejos de açúcar. Se você achar que não é doce o suficiente para seu gosto, tente adicionar Stevia.

    Nos Cosméticos

    Alfarroba está também em muitos produtos para cuidados com a pele e medicamentos. Geralmente é rotulado como C. siliqua, que é o nome científico da goma de alfarroba.

    No Paisagismo

    Os paisagistas podem também usar alfarrobeiras! As árvores são resistentes à seca, suportam o solo árido rochoso e são tolerantes ao sol. As folhas verdes brilhantes são bastante resistentes à chama, o que faz das alfarrobeiras uma grande barreira contra o fogo.

     

    É saudável?

    Por causa do sabor parecido, as pessoas frequentemente comparam alfarroba com chocolate. No entanto, ela é mais saudável do que o cacau, veja abaixo.

    Alfarroba

    Cacau

    Tem o dobro da quantidade de cálcio em comparação com o cacau Contém ácido oxálico, o que interfere na absorção de cálcio
    Está livre de um composto que desencadeia a enxaqueca Pode desencadear enxaquecas em algumas pessoas
    É livre de cafeína e gordura É rico em sódio e gordura

     

    É uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Contém vitaminas: B-2, B-3, B-6.

    Também possui minerais: cobre, cálcio, manganês, potássio, magnésio, zinco e selênio.

    Ainda é alta em fibras, pectina e proteína.

     

    Ainda está se perguntando “Por que consumir alfarroba?”

    Adicioná-la à sua dieta pode proporcionar muitos benefícios para a sua saúde!

    Uma vez que a alfarroba é naturalmente rica em fibras e não tem cafeína, é ideal para pessoas com pressão arterial elevada.

    O baixo teor de açúcar e gordura também o torna uma excelente adição dietética ou substituição de chocolate para pessoas que procuram perder peso.

    Os níveis elevados de vitaminas, como as vitaminas A e B-2, são bons para a saúde da pele e dos olhos.

    Adicionar alfarroba em sua dieta pode ajudar a:

    • Abaixar seu colesterol
    • Reduzir o risco de doença cardíaca
    • Aliviar problemas de estômago
    • Tratar diarréia

    Como o cacau, a alfarroba contém polifenóis, que são antioxidantes conhecidos por reduzir o risco de doença cardíaca. Pesquisas mostram que a adição de alimentos ricos em polifenóis, como a alfarroba, em sua dieta, pode ajudar a reduzir o colesterol alto.

    Alfarroba para problemas digestivos: você pode consumir alfarroba se você tiver problemas digestivos. Os taninos da alfarroba, que são compostos dietéticos encontrados nas plantas, são diferentes dos taninos de plantas comuns. Taninos de plantas comuns se dissolvem na água e evitam a digestão, mas os taninos de alfarroba não – eles têm um efeito de secagem no trato digestivo que ajuda a combater toxinas e prevenir o crescimento bacteriano prejudicial nos intestinos.

     

     

    Efeitos colaterais?

    Alfarroba é considerada segura. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou a alfarroba para uso em alimentos, produtos farmacêuticos e cosméticos.

    Embora as alergias a alfarroba sejam raras, um estudo da Espanha descobriu que as pessoas com alergias de nozes e leguminosas podem apresentar reações alérgicas à goma de alfarroba. Essas reações incluem erupções cutâneas, asma e febre. Mas o estudo também informou que as pessoas que são especificamente alérgicas aos amendoins podiam comer sementes de alfarroba cozidas e goma de alfarroba sem ter problemas.

    Consumir muita alfarroba pode não ser seguro, particularmente para mulheres grávidas. Pode causar perda de peso indesejada e diminuição nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

     

    Resumindo… Comece a consumir!

    Alfarroba é uma excelente alternativa para sua saúde, especialmente se você apresenta problemas digestivos ou alimentares, como a intolerância ao glúten. Você pode usar o pó da mesma maneira que o cacau em quase todas as receitas. E você pode desfrutar de seus doces favoritos com menos calorias, menos gorduras e sem açúcar.

    A FDA a aprovou para consumo e como aditivo em alimentos, medicamentos e cosméticos. Você pode comprar alfarroba como goma, pó, em tablete ou em barrinhas com frutas e cereais na maioria das lojas de produtos naturais. É possível ter uma reação alérgica à alfarroba, mas isso é raro.

     


    ALFARROBAConheça nossa linha de produtos da Carob House, que possui selo vegano e prêmios de inovação e empreendedorismo.