• Os Monólogos da Vagina, de Eve Ensler

    Resenha por Janaina Toledo
    150 páginas
    Editora Globo Livros

    Lendo o título, alguns vão se assustar e outros vão achar interessante. Mas, Os Monólogos da Vagina é um livro que passa por várias fases, como uma mulher passa por várias fases na vida.

    Escrito por Eve Ensler, já foi interpretado por Fernanda Montenegro no teatro, o livro é como uma biografia composto por contos, poemas e relatos. Fala das descobertas, das primeiras vezes, de amor, relacionamentos e dores.

    A princípio, o tom é cômico. É impossível não soltar algumas risadas e pode ser que você até se identifique com alguns contos. Com o transcorrer da leitura, a autora viaja por várias nacionalidades e culturas, na intenção de mostrar como o sexo feminino é visto, tratado e posicionado dentro de várias sociedades diferentes.

    É nesse ponto que o livro começa a ficar mais realista ainda. Se você é mulher, irá se identificar, ou ao menos entenderá a dor. Se não, é uma forma lírica, porém real, de explicar algumas coisas que não é possível passar na televisão, ou as mulheres ao seu redor não consegue contar com liberdade.

    Um livro que vale a pena ser lido em doses porque precisa ser digerido aos poucos, mas que pode abrir cabeças e corações.