• O que fazer e o que não fazer antes de começar a correr

    A corrida está em alta!

    Ver o pessoal nas corridas e nas ruas motiva a calçar o tênis e sair por aí, não é!?

    Bora correr? Mas… antes de se aventurar, confira essas dicas sobre o que fazer e o que não fazer antes de começar, afinal a corrida é um esporte com excelentes benefícios, mas também traz alguns impactos que precisam ser prevenidos.

    FAÇA

    Comece devagar

    a maioria das coisas na vida começam pequenas. Comece caminhando e aos poucos intercalando minutos de caminhada e corrida para que seu corpo (músculos e parte aeróbica) vá se adaptando para maior tempo de corrida.

    Fortaleça seus músculos

    É importante ter uma musculatura resistente para que o impacto da corrida não traga lesões aos seus joelhos, por exemplo. Vários sites indicam treinos completos para você fazer a fim de ganhar esse condicionamento.

    Alimente-se adequadamente

    A corrida consome bastante energia, então não saia por aí em jejum. Para prevenir uma queda de glicemia ou de pressão, antes da corrida é recomendado fazer uma refeição com carboidratos de rápida digestão como frutas e pão branco com peito de peru e queijo branco, por exemplo. E não esqueça-se de beber água – antes, durante e depois do treino!

    NÃO FAÇA

    Usar qualquer tênis

    A corrida pode ser um esporte mais acessível, mas exige um investimento básico: um bom par tênis. Se você é iniciante, vá a uma loja especializada em corrida e descubra o seu tipo de pisada para adquirir o tênis adequado para você.

    Não prestar atenção aos movimentos

    Como todos os esportes, a corrida tem técnicas que ajudam na performance e previne lesões. O básico é: Mantenha a cabeça ereta, atenção aos braços, posição das pernas e postura – não deixe suas mãos levantarem mais do que a altura do peito e não tensione tanto os punhos e nem os ombros. Presente atenção em sua passada: você deve apoiar primeiro o meio do pé, e não o calcanhar.

    Não buscar orientação

    Busque um profissional de educação física para ajudar em sua técnica, prescrever um treino e traçar objetivos com você. Ele é o profissional adequado para te orientar.


    A Chá do Sol, acredita que o exercício físico, a boa alimentação e uso de produtos naturais podem ajudar em sua qualidade de vida. Bora lá!