• Fique Onde Está e Então Corra, de John Boyne

    Resenha por Janaina Toledo
    224 páginas
    Editora Seguinte

    John Boyne já é conhecido por tirar lágrimas dos que leram seu romance “O Menino do Pijama Listrado”, e não será diferente nesse livro.

    O aniversário de 5 anos de Alfie estava um pouco estranho. Seus amigos não puderam ir à festa e seus familiares estavam se comportando diferente. Estava estourando a Primeira Guerra Mundial.

    Por serem de família londrina, o pai do garoto se alista para o exercício da Inglaterra e depois nunca mais se veem. As pessoas acreditavam que antes do Natal daquele mesmo ano a guerra acabaria. Se viram enganados quando ela só terminou depois de 4 anos.

    A cabecinha de uma criança de 5 anos não entende porque a mãe precisa trabalhar fora de casa, porque pessoas vem buscar as famílias dos seus amigos preferidos e porque o papai não volta pra casa. Então, ele decide que ele vai sozinho encontrar o pai dele.

    A história é muito envolvente e angustiante, porém fica muito mais gostoso de ler porque todos os fatos são narrados como acontece na cabeça de um garotinho. Além de ser fiel em vários eventos e elementos que contam o que aconteceu realmente nesse período da História.