• 6 dicas simples para você cuidar melhor da sua saúde

    Manter uma vida saudável atualmente parece ser um grande desafio. A falta de tempo, o cansaço e o excesso de compromissos tornam muitas vezes inviável a prática de exercícios e o cuidado com alimentação. Além disso, frequentemente nos esquecemos que o equilíbrio da mente também é fundamental para vivermos uma vida plena e feliz.

    Mas ao contrário do que muita gente pensa, viver de forma saudável não é tão difícil quanto parece. Com um pouquinho de disciplina e disposição, você pode mudar sua rotina para melhor e obter excelentes resultados!

    Para você começar esse novo estilo de vida, separamos seis dicas valiosas:

    Tome água regularmente:

    a água corresponde a cerca de 60% do peso de um adulto, e participa de todos os processos que envolvem o corpo humano. Ela atua em diferentes áreas como sistema respiratório, nervoso e digestivo, além de melhorar o aspecto da pele e saciar a sede. Para o bom funcionamento do corpo, a recomendação diária de ingestão de água é de pelo menos 2 litros. Pode parecer bastante, mas é só uma questão de tempo para você se acostumar e perceber as mudanças que esse novo hábito trará para sua saúde. Uma dica: para você não esquecer de ingerir água durante o dia, leve sempre uma garrafinha na bolsa.

    Alimente-se de forma saudável:

    a alimentação saudável auxilia na prevenção de inúmeras doenças, além de influenciar diretamente na disposição física e no equilíbrio mental. Para uma alimentação equilibrada, é necessário evitar alimentos que contenham muito açúcar, gorduras e sal, e ingerir aqueles que são ricos em fibras, vitaminas e proteínas. Mas além de escolher o que comer, é necessário também saber como comer: de forma relaxada, mastigando bem e saboreando sem pressa os alimentos. Iniciar a refeição com saladas e inserir frutas na sua alimentação, irá proporcionar a você a sensação de saciedade, evitando que você coma em excesso.

    Respire ar puro:

    o oxigênio, presente no ar que respiramos, é fundamental para a realização dos processos que envolvem as células do nosso corpo. Por isso, precisamos sempre buscar lugares em que haja ventilação e o ar circule constantemente. Algumas dicas importantes: mantenha as janelas da sua casa ambiente de trabalho abertas, para que possa haver uma renovação do ar. Procure manter seu quarto ventilado também à noite, e sempre que possível, passe um tempo em meio à natureza respirando calmamente.

    Aproveite a luz solar:

    O sol é um grande aliado da saúde. Ele auxilia na produção de vitamina D, no metabolismo do cálcio e atua diretamente na prevenção de doenças ósseas. A exposição ao sol pelo período de 10 a 20 minutos por dia também é recomendada para uma vida mais saudável.

    Pratique exercícios físicos:

    Praticar exercícios físicos faz bem para a saúde, todos nós sabemos, mas muitos ainda desconhecem os efeitos incríveis que esse hábito tem sobre a mente das pessoas. Os exercícios melhoram os sintomas depressivos, pois liberam no organismo substâncias como a endorfina, que proporcionam bem-estar, prazer e tranquilidade. As atividades físicas também auxiliam no gasto calórico e aumento do metabolismo, e o ideal é que elas sejam realizadas diariamente, por pelo menos por 30 minutos.

    Descanse:

    Dormir pouco pode deixá-lo cansado, irritado e dificultar sua concentração nas atividades diárias. Por isso, uma boa noite de repouso é fundamental para descansar e deixar com que o corpo recarregue as energias para prevenir doenças e demais consequências causadas pela falta de repouso. Para dormir melhor, procure ter um horário estipulado, e não comer alimentos pesados que deixem seu estômago cheio. Além disso, evite o consumo de bebidas como café e energéticos, pois elas são estimulantes, e prejudicam o relaxamento necessário para um bom repouso.

    Comece hoje mesmo a praticar essas dicas e mantenha seu corpo e sua mente mais saudáveis.

    E você, como cuida da sua saúde? Compartilhe conosco nos comentários 😉